Gostaria de escrever um pouco sobre programas para computadores (softwares livres), e sistemas operacionais.
Mas, o que é um software livre - segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Já o sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas, cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado. O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Exemplos de alguns sistemas operacionais: Microsoft Windows ,Mac OS X, Linux (várias distribuições), Solaris, FreeBSD, Haiku, eComStation, FreeDOS, Unix System V, MINIX, OpenBSD, NetBSD, DragonflyBSD, MenuetOS. Alguns destes sistemas operacionais são livres e outros proprietários (pagos).
Mas, neste artigo, não quero escrever sobre programas ou sistemas pirateados. Já que pirataria de software refere-se a práticas que envolvem cópias de software não autorizadas.
Então vamos deixar aqui alguns links que disponibilizam programas para windows:
www.giveawayoftheday.com ( os programas disponibilizados neste site, devem ser baixados e instalados no mesmo dia, pois a chave de licença do produto só está disponível no período de oferta.)
Outra dica interessante está nos sistemas operacionais, se porventura você comprou um computador com um Windows que não é autentico e não disponibiliza de dinheiro para autenticá-lo, tente experimentar o sistema Linux. O Linux é um sistema operacional, assim como muitos outros que existem no mercado (com substanciais diferenças). Ele é um sistema derivado do Unix, sistema muito famoso pelo uso de hackers, e pelo grande suporte na parte relacionada a servidores, feito para rodar em computadores pessoais. O Linux faz tudo o que você poderia esperar de um Unix moderno.
Visite o site www.distrowatch.com e conheça um pouco mais sobre o Linux.